Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > LABCIM – LABORATÓRIO DE RESTAURO DE MATERIAIS CIMENTÍCIOS
Início do conteúdo da página

LABCIM

Publicado: Quarta, 20 Janeiro 2021 14:34 | Última Atualização: Sábado, 15 Janeiro 2022 22:18 | Acessos: 442

Laboratório de Materiais Cimentícios – LABCIM

Laboratório destinado às atividades práticas e experimentais de conservação e restauração de materiais cimentícios históricos, bem como a produção de materiais cimentícios de restauro, previstas no projeto pedagógico do curso de Conservação e Restauro. Como os materiais cimentícios são de extrema importância estética e estrutural para a grande maioria dos edifícios históricos, o Laboratório de Materiais Cimentícios – LABCIM visa permitir o ensino adequado de como caracterizar e produzir materiais cimentícios, principalmente relacionados a argamassas históricas e argamassas de restauro. Assim, os discentes do curso de Conservação e Restauro poderão aprender estratégias relacionadas a estes materiais para melhor realização de coletas de amostras, identificação de patologias e caracterização das propriedades físicas e mecânicas das argamassas históricas e de restauro. Bem como, as melhores formas de produzir um material de restauro adequado aos edifícios históricos de Belém do Pará, visto a peculiaridade de nosso sistema construtivo local, o qual adotou estratégias de produção europeias empregando materiais regionais. Possibilitando aos alunos uma formação profissional cuja habilidade manual se desenvolve pela prática e compromisso científico e técnico com responsabilidade para intervir em objetos únicos.

Figura 1 – Planta baixa do pavimento superior do Complexo Mercedários UFPA, destacando em azul a área destinada à implantação do Laboratório de Restauro de Materiais Cimentícios – LABCIM, do Curso de Conservação e Restauro.

O LABCIM localiza-se no pavimento superior na ala nordeste do Prédio do Mercedários UFPA, destinados às atividades de ensino de graduação da FACORE, com área de 102, 13m², dotado de mesas tipo conjunto plataforma duplas, cadeiras, bancadas e armários e com paredes internas divisórias com tratamento acústico definindo a área do laboratório (Figura 1).

Coordenação: Dr. Alexandre Máximo Silva Loureiro

Fim do conteúdo da página